terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Abertura do Ano Letivo


Abertura do Ano Letivo em Campestre da Serra

EMEF Manoel da Nobrega- São Manoel


Tema: A Importância do professor no futuro de uma criança

Reflexão:

Fragmentos do Vídeo: Como Estrelas na Terra

O vídeo de 10 min mostra a seqüência de fatos vivenciados por um aluno que possui dificuldades de Aprendizagem, mais especificamente “Dislexia”.

Assista o vídeo em

http://www.youtube.com/watch?v=d-Nw1l8IO4Q&list=UUU-AW0YhIIP-r3CVqq72izw&index=1&feature=plcp


Vamos refletir e comentar algumas questões:

Atitudes do professor diante das dificuldades dos alunos;

Possibilidades de lançar sobre o aluno um olhar diferenciado;

Condições de reverter processos negativos;

Valorização das habilidades de cada um;

Cada criança tem possibilidades de aprender, invista nelas;

E...

Ensine teus alunos como se estivesse ensinando teus filhos, porque em algum lugar tem um professor ensinando um filho teu.

Dinâmica

1-“A vida é como um papel seda”

Narração e construção e troca.

2- “Faça de um ponto amarelo o sol de sua vida”

Foi distribuído uma folha branca com um pequeno ponto amarelo no centro. Solicitou-se que cada participante escrevesse o que visualizava.

Comentário:

A atividade foi prazerosa pois percebeu-se que os participantes conseguiram visualizar sol, luz, “uma luz no fim do túnel” novas possibilidades e formas metáforas.

Isso significa que é possível iniciar o ano letivo de forma positiva buscando resultados na aprendizagem dos alunos e na troca com os professores.

Para concluir usou-se o vídeo “Receita da Alegria” de Pablo Picasso

http://www.youtube.com/watch?v=QWuYi9jdn0c&list=UUU-AW0YhIIP-r3CVqq72izw&index=2&feature=plcp







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não Deu Certo e Agora?

Reforma Ortografica - Recebido por email desconheço o autor

Nos nossos sete, oito e nove anos tínhamos que fazer aqueles malditos ditados que as professoras se orgulhavam de leccionar. A partir do terceiro erro de cada texto, tínhamos que corrigir 20 e 30 vezes cada erro e que aquecer as mãos para as dar à palmatória. E levávamos reguadas com erros destes: "ação", "ator", "fato" ("facto"), "tato" ("tacto"), "fatura", " reação", etc, etc...

Mas, afinal de onde vem a origem da nossa Língua? Do Latim!! E desta, derivam muitas outras línguas da Europa. Até no Inglês, a maior parte das palavras derivam do latim.

Então, vejam alguns exemplos:

Em Latim

Em Francês

Em Espanhol

Em Inglês

Até em Alemão, reparem:

Velho Português (o que desleixámos)

O novo Português (o importado do Brasil)

Actor

Acteur

Actor

Actor

Akteur

Actor

Ator

Factor

Facteur

Factor

Factor

Faktor

Factor

bFator

Tact

Tacto

Tact

Takt

Tacto

Tato

Reactor

Réacteur

Reactor

Reactor

Reaktor

Reactor

Reator

Sector

Secteur

Sector

Sector

Sektor

Sector

Setor

Protector

Protecteur

Protector

Protector

Protektor

Protector

Protetor

Selection

Seléction

Seleccion

Selection

Selecção

Seleção

Exacte

Exacta

Exact

Exacto

Exato

Except

Excepto

Exceto

Baptismus

Baptême

Baptism

Baptismo

Batismo

Exception

Excepción

Exception

Excepção

Exceção

Optimum

Óptimo

Ótimo

Conclusão: na maior parte dos casos, as consoantes mudas das palavras destas línguas europeias mantiveram-se tal como se escrevia originalmente.

Mais um crime na Cultura Portuguesa e, desta vez, provocada pelos nossos intelectuais da Lingua de Camões.



Natal todo dia- Roupa nova - Edição Lorena Lisboa

Sonho Impossivel

É Urgente Reeducar