sexta-feira, 23 de setembro de 2011

75º aniversário de Jin Henson


James Maury "Jim" Henson (Greenville, Mississippi, 24 de setembro de 1936Nova Iorque, 16 de maio de 1990) foi o criador e manipulador dos bonecos Muppets.

Jim começou sua carreira de manipulador de bonecos quando lançou, com sua futura noiva-colaboradora Jane Nebel Henson, o programa infanto-juvenil apresentado por bonecos chamado Sam e Seus Amigos, no qual apareceu pela 1ª vez o mais famoso dos personagens de Jim Henson, O sapo Kermit, nomeado no Brasil como Caco, o Sapo. Além de Kermit, também tinha o Sam, Harry, Yorick etc. O programa foi produzido pela WRC-TV NBC 4, onde permaneceu no ar até 1961.

Depois do sucesso de Sam e Seus Amigos, Jim Henson criou sua

própria empresa de criação de bonecos, chamada Muppets, Inc., depois chamada de Henson Associates, Inc.; Jim Henson Productions; e atualmente The Jim Henson Company. Os personagens Muppets participaram de alguns programas de auditório americanos famosos, entre eles, o Jimmy Dean Show (a 1a aparição do cachorro Rowlf) e o Ed Sullivan Show, sendo lançado nos EUA, inclusive, um DVD com 20 das 25 aparições dos Muppets neste último.

Em 1968, a Sesame Workshop (atualmente conhecida como Sesame Workshop) de Joan Ganz Gooney, em parceria com a Muppets, Inc., criou e produziu um programa infanto-juvenil educativo chamado Sesame Street que fez tanto sucesso que passou a ser adaptado em outros países, inclusive o Brasil (co-produzido pela TV Cultura e pela TV Globo de 1973 a 1977, com nova versão produzida pela TV Cultura a partir de 2007) e o México (produzido pela Televisa de 1973 até hoje). O protagonista é Muppet de corpo inteiro chamado Big Bird ( Garibaldo ).

Em 1976, a Muppets, Inc., agora com o nome de Henson Associates, Inc. formou parceria com a ATV/ITC Entertainment de Lord Lew Grade, para produzir o show de maior sucesso dos Muppets: The Muppet Show, no qual, os personagens Caco, Fozzie, Gonzo, Rizzo, Senhorita Piggy etc. recebiam convidados especiais, tais como Elton John, George Burns, e Madeline Kahn.

Em 1979, foi lançado o 1º longa-metragem dos Muppets, Muppets, o Filme, seguido por A Grande Farra dos Muppets (1981) e Os Muppets Conquistam Nova Iorque (1983).

No mesmo ano, foi construída sua empresa de criação e confecção de bonecos animatrônicos e cenários, e animação de personagens computadorizados ou de massinha de modelar, chamada de Jim Henson's Creature Shop (inicialmente The Muppet Creature Shop), situada em Londres, com filiais em Nova Iorque, Los Angeles e Sydney.

Henson concluiu seu primeiro longa-metragem com criaturas animatrônicas: O Cristal Encantado.

Em 1983, Jim Henson iniciou uma nova série Fraggle Rock, a Rocha Encantada, cuja exibição durou de 1983 a 1987 e ocorreu em vídeo no Brasil. (Foi lançado em DVD pela HIT Entertainment mas não foi confirmada nenhuma data de lançamento deste DVD no Brasil)

Em 1986, juntamente com Lucasfilm, Ltd. (a mesma de Star Wars), Henson lançou Labirinto, a Magia do Tempo.

Em 1990 a Disney se juntou a Henson pela 1a vez, com sua série Família Dinossauros. Também foi lançada uma atração nos parques Disney:Muppet-Vision 3-D/4-D.

Ainda em 1990 (precisamente 16 de maio de 1990), Jim Henson faleceu, vítima de uma pneumonia[1] . Ele foi cremado e suas cinzas espalhadas pelo seu rancho em Santa Fe, no estado americano de Novo México[2].

No dia 23 de Setembro de 2011 foi homenageado pelo Google com um doodle em que apareciam alguns dos personagens da Vila Sésamo formando a palavra "Google".

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Henson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não Deu Certo e Agora?

Reforma Ortografica - Recebido por email desconheço o autor

Nos nossos sete, oito e nove anos tínhamos que fazer aqueles malditos ditados que as professoras se orgulhavam de leccionar. A partir do terceiro erro de cada texto, tínhamos que corrigir 20 e 30 vezes cada erro e que aquecer as mãos para as dar à palmatória. E levávamos reguadas com erros destes: "ação", "ator", "fato" ("facto"), "tato" ("tacto"), "fatura", " reação", etc, etc...

Mas, afinal de onde vem a origem da nossa Língua? Do Latim!! E desta, derivam muitas outras línguas da Europa. Até no Inglês, a maior parte das palavras derivam do latim.

Então, vejam alguns exemplos:

Em Latim

Em Francês

Em Espanhol

Em Inglês

Até em Alemão, reparem:

Velho Português (o que desleixámos)

O novo Português (o importado do Brasil)

Actor

Acteur

Actor

Actor

Akteur

Actor

Ator

Factor

Facteur

Factor

Factor

Faktor

Factor

bFator

Tact

Tacto

Tact

Takt

Tacto

Tato

Reactor

Réacteur

Reactor

Reactor

Reaktor

Reactor

Reator

Sector

Secteur

Sector

Sector

Sektor

Sector

Setor

Protector

Protecteur

Protector

Protector

Protektor

Protector

Protetor

Selection

Seléction

Seleccion

Selection

Selecção

Seleção

Exacte

Exacta

Exact

Exacto

Exato

Except

Excepto

Exceto

Baptismus

Baptême

Baptism

Baptismo

Batismo

Exception

Excepción

Exception

Excepção

Exceção

Optimum

Óptimo

Ótimo

Conclusão: na maior parte dos casos, as consoantes mudas das palavras destas línguas europeias mantiveram-se tal como se escrevia originalmente.

Mais um crime na Cultura Portuguesa e, desta vez, provocada pelos nossos intelectuais da Lingua de Camões.



Natal todo dia- Roupa nova - Edição Lorena Lisboa

Sonho Impossivel

É Urgente Reeducar